Novembro é o mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão e, para marcar a data, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) lançou a campanha “Em novembro vestimos branco: juntos pela prevenção do cancro do pulmão”, como forma de  “reforçar a consciencialização para a prevenção desta doença, que continua a ser uma das principais causas de morte por cancro em Portugal”.

Todos os dias 11 pessoas morrem devido a esta doença em Portugal. E o GECP considera que esta é “uma realidade que pode ser alterada, sendo a deteção precoce determinante para aumentar a taxa de sobrevivência dos doentes”.

Ao longo das próximas semanas, nas plataformas digitais do GECP serão publicados vídeos com “recomendações e dicas essenciais para reduzir o risco de cancro do pulmão”, como “não fumar e evitar o fumo passivo”, “realizar acompanhamento médico e ficar atento a sintomas”, “manter hábitos de vida saudáveis” e “evitar exposição a substâncias nocivas e ambientes poluentes”. Cada tema será explorado por um especialista do GECP diferente.

“Acreditamos que a prevenção começa com conhecimento. Desde a adoção de hábitos de vida saudáveis, à redução de riscos e à importância de estar atento a sinais de alerta, queremos que este mês seja uma oportunidade para refletir e agir”, sublinha Ana Figueiredo, presidente do GECP, em comunicado.

Estão anunciados dois projetos piloto de rastreio do cancro do pulmão, no Porto e em Cascais, que devem arrancar entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2026.

Para o GECP, “os projetos piloto de rastreio do cancro do pulmão são um passo essencial no combate ao cancro do pulmão” porque “detetar a doença numa fase inicial aumenta de forma significativa as hipóteses de cura e constitui um passo determinante no controlo do cancro do pulmão no país”.

De: https://viral.sapo.pt/artigos