Para muitas pessoas, domingo à noite é o momento em que a ansiedade começa a bater. A expectativa por uma nova semana de trabalho, compromissos, prazos e responsabilidades pode gerar o chamado “Sunday Scaries”, termo em inglês que descreve a inquietação que surge quando o fim-de-semana está a terminar.
Embora não seja um diagnóstico clínico, esse fenómeno é cada vez mais reconhecido por psicólogos e cerca de 70% das pessoas afirmam ter vivido essa sensação mais de uma vez.
Segundo Susanne Cooperman, neuropsicóloga e psicanalista, trata-se de um tipo de ansiedade antecipatória. «É a antecipação do que está por vir, o que coloca as pessoas em estado de luta ou fuga, libertando adrenalina e cortisol e gerando uma reacção que se manifesta como stress”, explicou à Healthline.
A psicóloga Susan Albers explica que «geralmente começa no final da tarde e pode durar até a noite», mas acrescenta que «dependendo do nível de ansiedade da pessoa, esses sentimentos podem aparecer logo ao acordar».
A causa não está apenas no fim do fim-de-semana e varia de pessoa para pessoa, mas há factores que influenciam a saúde mental e bem-estar e podem desencadear esses “medos de domingo”. Entre eles estão o burnout, um mau ambiente de trabalho ou uma cultura corporativa tóxica, o excesso de preocupação com tarefas pendentes e a luta contra a síndrome do impostor.
Segundo uma pesquisa do LinkedIn, para 60% das pessoas a principal preocupação era a carga de trabalho, e para 44% as dificuldades de equilibrar as tarefas profissionais e pessoais.
Dicas para suavizar os “sunday scaries”:
Desconectar aos poucos
Evite ver e-mails de trabalho ou agendas. Estabeleça um limite para “encerrar” mentalmente o fim-de-semana.
Criar um ritual de autocuidado
Um banho quente, uma leitura leve ou um chá podem sinalizar ao cérebro que é hora de desacelerar. Estabelecer uma rotina relaxante ajuda a reduzir a ansiedade.
Respiração e meditação
Práticas curtas de respiração profunda ou meditações guiadas podem reduzir a frequência cardíaca e melhorar a qualidade do sono.
Planeamento com limites
Se for importante planear a semana, faça isso no domingo de manhã ou à tarde. Fazer uma lista de tarefas pode tirar o peso mental, desde que não seja feita próxima da hora de dormir.
Sono sob pressão
O “sunday scaries” pode atrapalhar o sono, o que só piorará o início da segunda-feira. Tente manter os horários de dormir e acordar aos fins-de-semana. Evite café ou álcool à noite e limite o uso de ecrãs pelo menos uma hora antes de dormir.
Reprogramar o domingo
O mais importante é mudar a percepção do domingo como um “fim” e vê-lo como um momento de transição suave. Actividades ao ar livre, refeições leves e interacções positivas com a família ou amigos podem fazer toda a diferença.